A onça-pintada (Panthera onca) é considerada um predador de topo de cadeia e a degradação de seu habitat natural é umas das principais ameaças a sua vida. No bioma mais populoso do Brasil, a Mata Atlântica, restam aproximadamente 200 onças-pintadas, vivendo em 13 fragmentos isolados, o que corresponde a menos de 4% do território original do animal. Estima-se que reste menos de 1% do número original de onças. Se não houver preservação, estima-se que, em breve, a Mata Atlântica possa ser o primeiro bioma tropical do mundo a perder seu maior predador.
(Texto extraído de: Meireles, T.; Campos, L.; Dantas, J. 2018. Dia Mundial da Vida Selvagem: a onça-pintada está em perigo! Disponível em: https://www.wwf.org.br).
A) As onças são carnívoras, apresentando características que as diferenciam de outros mamíferos que são herbívoros. Compare as adaptações morfológicas relacionadas à dentição e tubo digestório de mamíferos carnívoros e herbívoros.
B) Como a dentição dos mamíferos se diferencia da dentição dos répteis?
C) As onças, assim como os demais mamíferos, são animais endotermos, ou seja, produzem calor a partir do metabolismo corporal. O que ocorrerá com a demanda energética e, consequentemente, a necessidade de consumo de presas em dias muito frios?