“Os organismos de uma comunidade interagem exercendo influências recíprocas que se refletem nas populações envolvidas. Essas interações podem ocorrer entre indivíduos da mesma população [...] ou entre indivíduos de espécies diferentes [...]. Quando analisadas isoladamente, essas interações podem se revelar harmônicas ou desarmônicas.”
LOPES, Sônia; ROSSO, Sergio. Bio: ensino médio. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. v. 1. p. 119.
Sobre as relações ecológicas, marque no a soma da(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. O amensalismo é uma relação harmônica que ocorre, por exemplo, entre o pinheiro comum Pinus elliottii e outras espécies de plantas que se fixam em seu entorno.
02. A protocooperação é classificada como uma relação harmônica interespecífica não obrigatória, na qual ambos os indivíduos participantes são beneficiados.
04. As orquídeas estabelecem uma relação desarmônica denominada parasitismo ao se desenvolverem sobre o caule de outras plantas.
08. Em populações de abelhas, as rainhas, as operárias e os zangões se organizam em sociedade, estabelecendo uma relação classificada como intraespecífica harmônica.
16. A relação de comensalismo é classificada como interespecífica harmônica não obrigatória.
32. O peixe-agulha, ao se abrigar no interior do pepino-do-mar, estabelece com ele uma relação intraespecífica denominada mutualismo.