Questão
Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
2025
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
organismos11323d66a4b
Os organismos multicelulares teriam surgido na Terra há cerca de 1,5 bilhões de anos, a partir de organismos unicelulares. A multicelularidade permite, aos organismos, lidar com alguns conflitos ao nível estrutural e funcional, conferindo algumas vantagens evolutivas, como a especialização e a diferenciação das células, e resultando em uma maior diversidade de tecidos, órgãos e sistemas. Por outro lado, a manutenção de células aderidas umas às outras produziu algumas dificuldades biológicas, como uma maior dificuldade de acesso das células mais internas ao alimento e maior dificuldade em eliminar as suas excreções. Dentre os tipos celulares hoje existentes nos animais, está o tecido epitelial.

Com relação às características do tecido epitelial, assinale a afirmativa INCORRETA:
A
O tecido epitelial é formado por células poliédricas, justapostas e firmemente unidas, que se apoiam a uma lâmina basal, composta principalmente por fibras de colágeno.
B
Os epitélios glandulares são um tipo especial de tecido epitelial que apresentam a capacidade de secreção de substâncias como hormônios, saliva, leite, suor e lágrimas.
C
Externamente à membrana plasmática do tecido epitelial, existe uma camada de proteínas e carboidratos, denominada glicocálix, que confere proteção contra choques mecânicos e microrganismos, e participa da comunicação celular.
D
Diferentemente de outros tecidos animais, que apresentam uma matriz intercelular, o tecido epitelial não apresenta essa matriz, sendo suas células fortemente unidas por zônulas de adesão, zônulas de oclusão, desmossomos e junções comunicantes. Essa grande união entre as células confere maior proteção à entrada de substâncias tóxicas e microrganismos do meio ambiente e minimiza a desidratação, especialmente em organismos do ambiente terrestre.
E
A nutrição e excreção das células do tecido epitelial ocorre por meio de difusão a partir das células do tecido conjuntivo adjacente ou diretamente do meio ambiente, não havendo vasos sanguíneos.