O pH ou “acidez” é um importante indicativo para qualquer solução química, especialmente os presentes em
nosso corpo. O suco gástrico, por exemplo, tem pH em torno de 2,0 por causa da presença do ácido clorídrico. O sangue de uma pessoa saudável tem pH de aproximadamente 7,4 e deve-se manter assim para que não ocorram problemas graves de saúde. A urina, por sua vez, tem pH aproximado igual a 6,0. Para determinação de valores de pH são utilizados os indicadores de pH, também chamados de indicadores “ácido-base”. Estes indicadores são substâncias de uso cotidiano em laboratórios de química, com um ponto de viragem em determinado pH característico. Um indicador comum é a fenolftaleína, cujo ponto de viragem é o pH de aproximadamente 8,2.
Abaixo estão listados cinco indicadores hipotéticos com seus respectivos pontos de viragem. Considere que cada um deles assume cores uniformes, indicadas na tabela abaixo, a partir do pH determinado pelo ponto de viragem.
Considere os três recipientes opacos representados abaixo. Um deles contém suco gástrico, outro contém sangue e outro contém urina.
Utilizando apenas os resultados de testes dos indicadores de pH A, B, C, D e E, um estudante de química precisa determinar qual dos frascos contém suco gástrico, qual contém sangue e qual contém urina. Relativo aos experimentos que este estudante precisa fazer e aos resultados que podem ser obtidos, assinale a alternativa CORRETA.