O pH de um solo depende de sua composição.
Por exemplo:
a) Em locais de terrenos pantanosos, devido à alta concentração de ácidos provenientes do húmus, o pH é próximo de 3,5.
b) Em locais de terrenos sedimentares, o pH é próximo de 6,0; isso porque a sílica (SiO₂) pode formar pequena quantidade de H₄SiO₄, que se ioniza em água, originando pouca quantidade de H3O⁺.
c) Em locais de solo de origem vulcânica, o pH é superior a 7,0, pois os silicatos de cálcio e de magnésio reagem com a água produzindo OH⁻ , conforme a equação:
Equação 1
SiO₄⁻⁴(aq) + 4H₂O(l) ⇄ H₄SiO₄(aq) + 4OH⁻(aq)
d) Em locais de solo calcário existem, entre outras substâncias, CaCO₃ e MgCO₃ e por isso apresentam pH próximo de 9,0. Uma substância usada para corrigir a acidez do solo é o CaO, pois em água ele ocasiona a seguinte transformação:
Equação 2
CaO(s) +nH₂O(l) → Ca(OH)₂(s) ⇄ Ca²⁺(aq) + 2OH
Contudo, é bem mais barato utilizar CaCO₃ para a produção de Ca(OH)₂ e, em conseqüência, elevar o pH do solo: esse processo é denominado de calagem. Cada tipo de planta exige determinadas faixas de pH para o seu melhor desenvolvimento (isso mostra a importância do conhecimento de pH e de técnicas de correção da acidez do solo).
USBERCO E SALVADOR, 2004 [adapt].
A equação 1 do texto mostra uma reação de ___________ em que a água atua como ___________. Esse tipo de reação torna o pH básico quando o sal tem ânion proveniente de ___________ e cátion proveniente de ____________.