Questão
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
2020
Fase Única
palavra-fertilidade-ta11818ecb852
A palavra fertilidade, tão associada ao solo, tem um significado que leva em consideração sua utilidade para os humanos. Os solos são férteis em razão de sua eficácia em produzir tipos de vegetação (incluindo plantações) ou comunidades vegetais. Eles são um dos mais importantes e vulneráveis recursos naturais.

(Fundamentos de geografia física, página 224, Ed.cengage-2015).

A expressão “em se plantando tudo dá” surgiu de forma equivocada da célebre carta de Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal, Dom Manuel, ao retratar parte da potencialidade das novas terras encontradas. A famosa expressão nunca existiu de fato, mas a intenção original seguia no mesmo caminho, o da fertilidade do solo.

Texto do autor.

Analisando os dois textos ao lado, assinale a alternativa CORRETA.
A
Pero Vaz de Caminha estava, de forma geral, equivocado, pois o Brasil não possui majoritariamente solos desenvolvidos e de grande fertilidade natural. A região amazônica, por exemplo, apresenta, em sua maioria, solos arenosos e com uma limitada camada superficial de nutrientes (húmus) que são absorvidos rapidamente pelas árvores.
B
O cerrado brasileiro possui em quase toda sua extensão solos extremamente férteis, originados do intemperismo de rochas basálticas, conhecidas, popularmente, como Terra Roxa Estruturada, ideal para o plantio de grãos como milho, soja e café.
C
Os solos são compostos por quatro componentes básicos: matéria inorgânica, água, ar e matéria orgânica. Esses componentes estão distribuídos de maneira proporcional. O que, de fato, distingue sua fertilidade são os minerais contidos na matéria inorgânica.
D
A quantidade de matéria orgânica nos solos tende sempre a aumentar em direção às áreas de baixas latitudes, tornando essa região do globo a mais desenvolvida para as atividades agrícolas, tanto em pequena, como em grande escala de produção.