“A palavra patrimônio [...] passou a ser utilizada para designar bens de natureza material e imaterial considerados importantes para a identidade das sociedades, sejam elas culturais ou naturais.” (UTUARI, S. et. al. Arte por toda parte. São Paulo: FTD, 2016, p. 288). Considerando o conceito de patrimônio, assinale o que for correto.
01) Diversas tradições, a exemplo das danças folclóricas, não podem ser consideradas patrimônio cultural, pois estão em constante processo de transformação, impedindo sua catalogação e seu registro.
02) O frevo, a capoeira, as festas populares e as religiões como o candomblé são considerados patrimônios culturais imateriais.
04) O principal órgão responsável pela salvaguarda do patrimônio cultural brasileiro é o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
08) A ação de tombar um patrimônio, que equivale a registrá-lo, foi inspirada no conceito de não se perderem edifícios históricos como ocorria anteriormente.
16) A literatura de cordel, devido ao seu caráter bastante variado e geralmente anônimo, trava uma luta constante para ser considerada patrimônio cultural brasileiro.