A palavra religião vem do latim religio , formada pelo prefixo re (“outra vez, de novo”) e o verbo ligare (“ ligar, unir, vincular”). A religião é vínculo. (...) Nas várias culturas, essa ligação é simbolizada no momento de fundação de uma aldeia, vila ou cidade: o guia religioso traça figuras no chão (círculo, quadrado, triângulo) e repete o mesmo gesto no ar (na direção do céu, ou do mar, ou da floresta, ou do deserto). (...) Nesse novo espaço, erguem-se o santuário (em latim, templum, “templo”) e, a sua volta, os edifícios da nova comunidade.
Fonte: CHAUÌ, Marilena. Convite à Filosofia. p 253.
Considerando a concepção de religião do ponto de vista da Filosofia, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. Porque somos seres com consciência, constatamos que somos humanos, e que, por esse fato, nos diferenciamos dos outros seres da natureza, graças ao trabalho e à linguagem. Portanto, é correto atribuir ao fato de sermos dotados de consciência, a condição e a causa primordial do surgimento da religião.
02. O sagrado é a experiência da presença de uma potência, de uma força sobrenatural que habita exclusivamente nos indivíduos com sentimento religioso superior, como os sacerdotes, magos, xamãs, astrólogos, profetas, videntes, pajés.
04. “A religião é da ordem da crença e não do saber”, por essa razão as verdades reveladas incompreensíveis para a inteligência humana são consideradas os dogmas da fé.
08. A teoria da evolução de Darwin, que demonstra a origem do homem a partir de primatas, foi aceita pela doutrina cristã porque ajudou a difundir cientificamente a ideia de que todos os seres são iguais perante Deus, o que favoreceu o surgimento de muitos movimentos de preservação dos animais.
16. Podemos afirmar que as primeiras experiências religiosas são panteístas (theos,“deus”; pan, “todos juntos” em grego); nelas tudo são deuses e estes estão em toda parte, espalhados pela natureza, o que as caracteriza como religiões transcendentes.