O pâncreas é uma glândula anfícrina (mista) formada pela parte exócrina, que secreta o suco pancreático, e por uma região endócrina (ilhotas pancreáticas), que produzem hormônios com funções antagônicas – a insulina e o glucagon – relacionados com o metabolismo glicêmico. São feitas algumas ponderações sobre essa temática:
I – As células beta do pâncreas liberam insulina quando há um aumento de glicose no sangue. A insulina é um hormônio hipoglicêmico.
II- A insulina estimula o transporte de glicose para o interior das células do corpo. O fígado e as células musculares são estimulados a armazenar glicose, formando o glicogênio.
III- O nível de glicose no sangue diminui, diminuindo a liberação de insulina pelo pâncreas até que o nível de glicose retorne ao normal.
IV- Quando ocorre redução da taxa de glicose no sangue, as células alfa do pâncreas são estimuladas a liberar glucagon no componente sanguíneo. No fígado, acontece a quebra de glicogênio originando glicose, que é liberada no sangue. A glicemia eleva-se até que secreção de glucagon diminua e a taxa de glicose retorne ao normal.
V- A deficiência na produção de insulina desencadeia a hiperglicemia no sangue,(mobilização de lipídeos e proteínas para efetivação da respiração celular e consequente emagrecimento e fraqueza), doença que se manifesta principalmente na infância e na adolescência, necessitando de reposição insulínica, sendo conhecida como diabetes melito tipo I ou juvenil.
Marque a alternativa CORRETA: