“O paradigma da hegemonia na pós-modernidade continua sendo o homem branco, rico e heterossexual, os que estão fora deste paradigma ainda são considerados "minorias", enfrentando discriminações, ou no máximo sendo tolerados. (...) [no entanto] o envolvimento com a diferença tornou-se um pré-requisito da vida democrática na globalização pós-moderna.”
(SIQUEIRA, Holgonsi Soares Gonçalves. In: Multiculturalismo: tolerância ou respeito pelo outro? Jornal A Razão, 26 de
junho de 2003. Disponível em : http://www.angelfire.com/sk/holgonsi/multicultura.html. Acesso: 14 out. 2013.)
O termo ‘minoria’ se aplica potencialmente a grupos variados que lutam pela inclusão. Julgue as afirmativas a seguir e assinale a alternativa que conste as proposições corretas.
I. Importantes conquistas marcam o avanço que configura a garantia de direitos dos homossexuais, neste início do século XXI, sendo o reconhecimento da união estável entre estes casais aprovada pelo Supremo Tribunal Federal, materializando assim uma resposta às mobilizações do grupo.
II. A discriminação contra as mulheres constitui um fenômeno que se apresenta em várias sociedades e nos mais diversos ambientes. Recentemente, a Índia foi palco de protestos, exigindo uma nova postura no tratamento das mulheres, fato ocorrido após o estupro e morte de uma estudante.
III. As constantes crises econômicas, o aumento do desemprego, das migrações em massa e da força de trabalho ocasionadas pela seca, inundações, fomes e guerras podem despertar em algumas sociedades um sentimento xenófobo em relação àqueles que são diferentes.
IV. O programa de cotas raciais, principalmente para negros nas universidades públicas, tem sido alvo de constantes debates entre favoráveis e opositores. No entanto, apesar das polêmicas, as cotas raciais são resultado exclusivo da luta de governantes para reparar uma dívida histórica com os negros.
Estão CORRETAS: