Questão
Simulado UNB
2021
Fase Única
੦ Sociologia
੦ Sociologia
Sociologia contemporânea
੦ Sociologia
Sociologia contemporânea
Téoricos da Pós-Modernidade
੦ Sociologia
Temas contemporâneos da sociologia
੦ Sociologia
Temas contemporâneos da sociologia
Globalização
partir-texto-Senhoras360ac1b19fb
A partir do texto, julgue o item:

Senhoras e senhores, gostaria de falar de um paradoxo absolutamente relevante nos nossos dias, um paradoxo – volto a sublinhar – lógico, e não psicológico. Ele não é válido do ponto de vista psicológico, mas certamente o é do ponto de vista lógico. Trata-se do seguinte: quanto mais o espaço e a distância se reduzem, maior é a importância que sua gente lhe atribui; quanto mais é depreciado o espaço, menos protetora é a distância, e mais obsessivamente as pessoas traçam e deslocam fronteiras. É sobretudo nas cidades que se observa essa furiosa atividade de traçar e deslocar fronteiras entre as pessoas.

Fredrik Barth, o grande antropólogo norueguês contemporâneo, destacou que – ao contrário da equivocada opinião comum – as fronteiras não são traçadas com o objetivo de separar diferenças. Ao contrário, justamente porque se demarcam fronteiras é que, de repente, as diferenças emergem, que as percebemos e nos tornamos conscientes delas. Melhor dizendo, vamos em busca de diferenças justamente para legitimar as fronteiras.

Pois bem, senhoras e senhores, olhem bem ao redor – olhem à direita, à esquerda, para trás e para a frente –, e verão outros indivíduos, sentados como os senhores e as senhoras. Desafio-os a encontrar alguém que seja exatamente igual a cada um de vocês. Somos feitos apenas de diferenças, todos nós; existem milhares de homens e mulheres no planeta, mas cada um deles é diverso dos outros. Não existem indivíduos totalmente idênticos, isso é impossível. Existimos porque somos diferentes, porque consistimos em diferenças. No entanto, algumas delas nos incomodam e nos impedem de interagir, de atuar amistosamente, de sentir interesse pelos outros, preocupação com os outros, vontade de ajudar os outros. E, não importam quais sejam essas diferenças, o que as determina é a natureza das fronteiras que traçamos. Cada fronteira cria suas diferenças, que são fundamentadas e relevantes.

(BAUMAN, Z. Confiança e medo na cidade. São Paulo: Zahar, 2017.)

A partir de uma perspectiva sociológica, a noção sobre fronteiras extrapola as barreiras físicas e materiais, já que também são consideradas outras formas de separação de grupos sociais diferentes, fato que afeta novas possibilidades identitárias e impõe certa seletividade dos mecanismos segregadores.
C
Certo.
E
Errado.