A peça teatral “A falecida”, de Nelson Rodrigues, foi escrita e encenada pela primeira vez em 1953, pela Companhia Dramática Nacional, sob o patrocínio do Serviço Nacional de Teatro. “A falecida” é uma mistura de tragédia, comédia, farsa, tudo misturado. Ela nos faz rir, sem dúvida alguma, mas é desagradável, uma mensagem triste, um pessimismo visceral onde a morte, o ressentimento, a inveja, a humilhação e o humor conversam.
Em suas memórias, Nelson Rodrigues fala sobre o tempo em que morou na Aldeia Campista, bairro da zona norte, situado entre a Tijuca, Maracanã, Andaraí e Vila Isabel. Nelson Rodrigues sentia uma certa compaixão pelas adúlteras. E, desde então, sempre procurou apurar as causas de uma infidelidade feminina, sem saber se era uma curiosidade mórbida, ou por uma compaixão. Além das adúlteras, observava outros personagens do bairro da sua infância. E foi dessa experiência que nasceu “A falecida”.
Essa peça foi um marco no teatro brasileiro ao abordar uma temática extremamente carioca, onde os suburbanos e os moradores da zona norte, frustrados e fracassados, eram os protagonistas. Foi onde o Brasil pôde se reconhecer. E não foi à toa que o sucesso comercial foi enorme.
Nelson Rodrigues considerava a classe média, especialmente a suburbana e a da zona Norte, mais interessante e mais humana. Ele era fascinado por essa classe ou por uma classe muito baixa. Sua relação com os ricos não era muito estreita, apesar de não dispensar a riqueza de um bicheiro.
“A falecida” narra em três atos a história de uma mulher chamada Zulmira (e seu marido Tuninho), ambos oriundos do subúrbio do Rio de Janeiro. Ela sofre de uma terrível frustração pessoal e acaba adquirindo uma tuberculose. Seu marido Tuninho está desempregado e vive dos restos de uma indenização, jogando sinuca e conversando sobre futebol. O casal encontra-se numa situação bem complicada financeiramente, a ponto de Zulmira ir visitar uma cartomante: Madame Crisálida. A cartomante faz uma afirmação que produzirá um verdadeiro dilúvio em sua vida. Ela diz a Zulmira que tenha cuidado com uma loira. Zulmira entra em parafuso.
Adaptado. Disponível em: https://www.bonslivrosparaler.com.br/livros/resenhas/a-falecida/5417
O texto acima é uma resenha da peça teatral “A falecida”, de Nelson Rodrigues. O enredo demonstra