Questão
Universidade de Taubaté - UNITAU
2023
1ª Fase
peixe-lea-ou-lionfish893e446685
O peixe-leão ou lionfish (Pterois volitans), é um peixe venenoso, originário da região do Indo-Pacífico, que vem causando preocupação aos pesquisadores brasileiros, devido ao aumento de registros da sua ocorrência no litoral do Brasil. Os primeiros registros desse animal no Oceano Atlântico ocorreram na
Flórida, Estados Unidos, na década de 1990. De lá para cá, essa espécie se espalhou pela costa americana, pelo Caribe, chegando à América do Sul, em 2009. Na costa brasileira, os registros de ocorrência dessa espécie vêm acontecendo desde 1994, principalmente no litoral do nordeste.

Sobre a invasão do peixe-leão no litoral brasileiro, assinale a alternativa CORRETA.
A
O peixe-leão, apesar de ter invadido o litoral brasileiro, já é considerado uma espécie nativa, pertencente à fauna local, pois já se reproduz nas localidades de ocorrência, fato esse que o classifica como espécie nativa.
B
O registro do peixe-leão no litoral do Nordeste é preocupante devido ao perigo de acidentes com humanos, visto que é um animal venenoso e agressivo, mas sem consequências ambientais para a fauna local.
C
O peixe-leão, no litoral brasileiro, não possui predadores, podendo predar inúmeras espécies nativas da região, causando desequilíbrio ecológico, além de acidentes de envenenamento em humanos.
D
O registro do peixe-leão no litoral brasileiro é o resultado de um processo biogeográfico natural de ocupação de habitat, produto da dispersão e especiação, desde sua área de ocorrência original. Portanto, evolutivamente, esse é um fenômeno comum.
E
O registro do peixe-leão no litoral brasileiro vem preocupando os pesquisadores brasileiros, pois a presença dessa espécie exótica de peixe pode levar à sua predação seletiva, causando um desequilíbrio ambiental.