No pensamento de Karl Marx, o trabalho ocupa uma centralidade destacada. Para ele, é pelo trabalho que o ser humano se diferencia de outros seres da natureza, construindo artefatos para suprir as suas diferentes necessidades. O trabalho em si é considerado uma forma de humanização e de desenvolvimento da cultura, que pode levar ao bem-estar geral. No entanto para Marx, especialmente a partir da Revolução Industrial, o trabalho deixa de ser humanizado e passa a ser um trabalho alienado. Assinale a alternativa que melhor corresponde à concepção de trabalho alienado em Karl Marx:
Questão
Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
2021
Fase Única
pensamento-Karl-Marx936a779cfb
A
O trabalho alienado significa que os trabalhadores não têm formação técnica para desempenhar as tarefas cada vez mais complexas da produção moderna.
B
O trabalho alienado significa que os trabalhadores tendem a ser cada vez menos solidários uns com os outros na disputa pelos poucos empregos disponíveis.
C
O trabalho alienado significa que os trabalhadores deixam de trabalhar junto com as suas famílias e passam a trabalhar com colegas de origens distintas.
D
O trabalho alienado significa que o trabalhador, não sendo dono dos meios de produção, vende a sua força de trabalho em troca de um salário, não tendo acesso aos bens que ele mesmo produz e nem ao valor agregado pelo seu trabalho nos bens.
E
O trabalho alienado significa que os trabalhadores passam a receber salários reduzidos e precisam fazer horas extras ou desempenhar outras tarefas para aumentar os seus ganhos, não sobrando tempo para estudar e assim ficam alienados.