Questão
Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
2023
Fase Única
pensamento-Thomas73ba3c36e3
O pensamento de Thomas Hobbes (1588-1679), John Locke (1632-1704) e Jean-Jacques Rousseau (1712- 1778) é central na história da filosofia política moderna. Obras como Leviatã – ou matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil, de 1651, Dois Tratados sobre o Governo Civil (1689/1690) e O Contrato Social (1762) são indispensáveis para compreender e inserir-se no debate sobre as origens de dilemas político- filosóficos atuais. Sobre esses pensadores, é CORRETO afirmar:
A
Embora diferentes em seu todo, as filosofias políticas de Locke e Rousseau são idênticas em afirmar que a liberdade constitui a essência humana: nenhum indivíduo pode consentir em entregá-la a outrem, já que uma vontade geral preservaria o grupo mais poderoso.
B
Para Locke, somos livres e racionais por natureza, mas podemos nos submeter a outrem, sem deixar de ser humanos, com o fim de preservar os direitos básicos à mesma liberdade e à propriedade.
C
Rousseau defendeu, no Contrato Social, que a vontade individual tende à igualdade, inexistindo vontade geral.
D
Hobbes e Rousseau propuseram, cada um a seu modo, o Estado absolutista, ao qual cabe organizar a sociedade e decidir sobre a liberdade dos indivíduos.
E
Se, em Locke, o estado de natureza revela o homem como lobo do homem, em Rousseau, é a república que promove e fixa a desigualdade e a guerra.