O peptidoglicano, representado abaixo, é um dos componentes da parede celular de bactérias Gram positivas como o Staphylococcus aureus. Ele é composto de cadeias poliméricas de açúcares (glicanas) com ligações beta 1→ 4, unidas por cadeias peptídicas.






1. Na estrutura do peptidoglicano, existe uma unidade pentaglicina que une D-alanina e L-lisina de duas unidades poliméricas de açúcares vizinhas. As fórmulas estruturais dos aminoácidos glicina e D-alanina são, respectivamente,

A) ESCREVA a fórmula estrutural da pentaglicina.
B) Os aminoácidos são anfólitos, eletrólitos que podem ser doadores ou receptores de prótons.
COMPLETE as equações das reações em que a D-alanina, nas formas abaixo, se comporta como doador e como receptor de prótons.

2. Um dos açúcares presentes nas glicanas é a N-acetil-glicosamina, que, em sua forma aberta (representada abaixo), possui o grupo formila, característico da função aldeído. Os aldeídos reagem com o reagente de Tollens, produzindo o espelho de prata.

A) COMPLETE a reação do aldeído genérico abaixo com o reagente de Tollens, na qual se produz o espelho de prata.

B) Assinalando com um X a opção apropriada, INDIQUE se a N-acetilglicosamina é ou não solúvel em água. JUSTIFIQUE sua indicação, em termos dos grupos funcionais presentes em sua molécula: é solúvel em água não é solúvel em água.
Justificativa: