Questão
Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro
2015
Fase Única
pequena-diferenciaca1472bf2129d
Da pequena diferenciação social existente nas sociedades tribais, as diversas civilizações foram passando por processos que as levaram a formar os mais diferentes grupos, que começaram a se distinguir por etnia, nacionalidade, religião, profissão e, de forma mais acentuada, por classe social. A caminho das sociedades plurais, foram se formando inúmeros grupos, cada um com uma função, um conjunto de direitos, deveres, obrigações e possibilidades de ação social. O mundo contemporâneo assiste ao resultado desse longo processo histórico de formação de uma civilização complexa e diferenciada, na qual os diversos grupos procuram monopolizar seus privilégios e as possibilidades de acesso à produção de bens e aos mecanismos de distribuição desses bens na sociedade.

(COSTA, C. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 2.ed. São Paulo: Moderna, 1997. p.254.)

Sobre as explicações para a causa da pobreza e da fome, consideradas válidas nas ciências sociais da atualidade, assinale a alternativa correta. 
A
A fome é decorrente da escassez e da baixa produção da sociedade, e a sua eliminação ocorrerá com o crescimento econômico e a maior produtividade. 
B
A inferioridade mental de origem genética de povos menos desenvolvidos incapacita-os para o desenvolvimento e produz a miséria. 
C
As elevadas taxas de fecundidade entre as famílias pobres geram pobreza, e o controle da natalidade entre essas famílias é a solução para o problema. 
D
Pessoas e grupos com menor desempenho intelectual organizam a cultura da pobreza e geram as condições produtoras da pobreza. 
E
Os baixos salários da produção industrial em países menos desenvolvidos envolvem um tipo de divisão internacional do trabalho que gera pobreza.