O período atual destaca-se, principalmente, pela facilidade de se obter informações e pelo processo de digitalização das funções cotidianas. Decorrente da indústria 4.0, que trouxe a tecnologia e a coleta de dados como principais características, os aplicativos de transporte tomaram conta do dia-a-dia da população.

No texto “Uma geografia da uberização no Brasil”, destaca-se a forma como a Uber, uma das principais empresas de transporte por aplicativos do país, se consolidou como tal:
“A Uber, fundada em 2009, destaca-se nesse processo e acabou inspirando o termo “uberização”. Um dos aspectos mais visíveis da uberização são as novas relações de trabalho que levam à criação de uma multidão de trabalhadores devidamente subordinados às ordens e aos algoritmos das corporações. O fato de não possuírem grandes autonomias não impede que sejam chamados de “autônomos”, “empreendedores” ou “parceiros”, como os motoristas e entregadores. Contudo, outras dimensões da vida social são igualmente afetadas, incluindo o território “.
Observe a imagem a seguir:

Analisando a distribuição espacial desse fenômeno no Brasil, pode-se afirmar que: