No período colonial, a produção artística e literária do Brasil abarca os textos dos movimentos conhecidos como Quinhentismo, Barroco e Arcadismo. Sobre tais movimentos, suas produções e autores, considere as seguintes afirmações:
I. Durante os séculos XVI e XVII, o Brasil não apresentava movimentos literários consistentes, mas sim manifestações e autores ocasionais que reproduziam modelos importados da Europa em textos com enfoque na realidade de suas localidades, sem visar a uma abrangência mais global e unificada da realidade da colônia.
II. A arte do Barroco brasileiro ficou restrita aos limites da Bahia, sendo Gregório de Matos e Manuel Botelho de Oliveira os principais nomes na poesia, enquanto os sermões de Padre Antônio Vieira são as principais manifestações em prosa da escola barroca no Brasil.
III. A literatura do Quinhentismo reúne elementos como cartas, diários, documentos de viajantes e missionários europeus, além de textos informativos e catequéticos, com viés pedagógico, produzidos por jesuítas como Manoel da Nóbrega e Padre Anchieta.
IV. O Arcadismo brasileiro apresenta dois aspectos importantes, sendo o primeiro o poético, marcado pelas novas tendências estéticas de representação da relação entre homem, arte e natureza, influenciadas pela tradição clássica, e o segundo ideológico, marcado pelo discurso crítico reverberado pelos árcades diante dos abusos cometidos pela coroa e pelo clero.
V. O Barroco representa uma continuidade das aspirações estéticas do Arcadismo ao aplicar valores neoclássicos junto às representações de temáticas religiosas nas artes plásticas e literárias, o que denota o caráter paradoxal do homem barroco, dividido entre a fé e a razão.
Estão corretas: