Questão
Universidade de Vila Velha - UVV
2018
Fase Única
periodo-imediato-que156c3d56cea
“No período imediato que antecedeu a independência do Brasil, as linhas de divisão passavam pelo retorno ou não de Dom João VI a Portugal. O retorno era defendido no Rio de Janeiro pela ‘facção portuguesa’, formada por altas patentes militares, burocratas e comerciantes interessados em subordinar o Brasil à metrópole. Opunha-se ao retorno, por razões opostas a essas, o ‘partido brasileiro’, constituído por grandes proprietários rurais das capitanias, burocratas e membros do judiciário, nascidos no Brasil”

FAUSTO, Boris. História Concisa do Brasil. p. 72

Considerando o processo de independência do Brasil, é possível concluir:
A
A questão do retorno ou não de Dom João VI foi esvaziada quando o rei decidiu permanecer na capital, Rio de Janeiro, para impedir que ofilho dele, Dom Pedro I, assumisse precocemente o poder.
B
Após a decisão de Dom Pedro I de transferir as principais repartições instaladas no Brasil, o movimento pró-independência perdeu força e novamente foi postergado em razão de sua fragmentação.
C
Nesse período, destacava-se a figura de José Bonifácio, um pensador que defendia a continuação do sistema colonial em uma nova forma republicana de governo que poria fim à forma monárquica de governo no Brasil.
D
Em 1822, o príncipe regente, Dom Pedro I, aceitou avinda de tropas portuguesas para dispersão do movimento de independência e acatou as ordens vindas da metrópole, ordenando o retorno.
E
No conhecido “Dia do Fico”, o príncipe regente, Dom Pedro I, decidiu permanecer no Brasil e adotar atos de ruptura com Portugal, forçando as tropas portuguesas a jurar fidelidade, do contrário, seriam expulsas.