Questão
Universidade Federal de Viçosa - UFV
2014
Fase Única
personagens-existentes61197f7bdc
Os personagens existentes em Os Miseráveis são construídos para suscitar a discussão da situação social da França no século XVII. São capazes de denunciar a miséria, a falta de justiça e a necessidade da construção de um mundo melhor. Podem-se perceber distintas “misérias” na construção da vida desses personagens.

Analise as alternativas abaixo e assinale aquela que NÃO corresponde à descrição acima:
A
Cosette: Aos oito anos já havia sofrido tanto que às vezes parecia uma velha. Tinha uma mancha negra no olho de um murro dado pela senhora Thénardier. (...) tomava cuidado para encher os jarros, as garrafas e o barril da estalagem durante o dia. Morria de medo de ir no bosque na escuridão. (p. 36)
B
Fantine: Na luz trêmula da vela, via-se um buraco negro na boca. Tinha vendido os dentes. (...) Perdeu a vaidade. Andava com roupas remendadas. Às vezes passava a noite chorando, com tosse. Sentia uma dor no ombro.(p.25)
C
Jean Valjean: Quando criança, não aprendeu a ler. Ao crescer, tornou-se podador de árvores. Órfão de pai e mãe, foi criado por uma irmã mais velha (...) Passou a sustentar a irmã e os sobrinhos com trabalhos grosseiros e mal remunerados. (p. 12)
D
Javert: (...) homem alto, de casacão, chapéu na cabeça e uma bengala nas mãos. (...)Tinha um apego estrito à lei. Mostrava-se implacável no seu dever de policial. Seria capaz de denunciar o próprio pai ou a mãe. (p. 22 e 23)