Questão
Universidade do Estado da Bahia - UNEB
2012
Fase Única
piracema-pode-ser143b7164a2e
A piracema pode ser traduzida pelo movimento de várias espécies de peixes, rio acima, para completar seu ciclo reprodutivo. A interrupção desse movimento por obstáculos, como barragens, afeta diretamente o sistema fisiológico que permite a reprodução dos peixes.

A reprodução dessas espécies de peixes é controlada pelo eixo hipotálamo-hipófise-gônadas, um sistema em cascata de liberação de hormônios e neuro-hormônios que traduzem as condições ambientais para a fisiologia dos animais, definindo assim o sucesso reprodutivo dos indivíduos.

Os hormônios hipofisários agem sobre as gônadas, ovários e testículos, estimulando a síntese dos chamados esteroides gonadais, estradiol, progesterona e testosterona, a depender do sexo. (HILSDORF; MOREIRA, 2011, p. 76-79).

Tratando-se de grandezas físicas associadas ao fenômeno piracema e admitindo-se a densidade da água igual a 1,0 g/cm³, o módulo da aceleração da gravidade igual a 10,0 m/s² e a pressão atmosférica local igual a 1,0.10⁵ Pa, é correto afirmar:
A
A elevação da temperatura da água de um rio de 2ºC, na época da piracema, é equivalente a 35,6ºF.
B
Um peixe, de peso igual a P, que nada contra a correnteza em uma subida, ao vencer um obstáculo de altura h, “perde” energia potencial gravitacional igual a Ph.
C
A velocidade média desenvolvida por peixes que nadam 2/3 de um percurso com velocidade de módulo igual a v₁ e o restante com velocidade de módulo v₂ é igual a .
D
A velocidade linear de um peixe macho que realiza a corte sexual ao redor de um peixe fêmea, antes da fecundação, descrevendo movimento circular uniforme de raio R e frequência f, é igual a 2𝝅R/f.
E
A variação da pressão hidrostática em decorrência do aumento de 5,0 m no nível da água de um rio é igual a 20% da pressão atmosférica.