As pirâmides de Gizé, de base quadrada, as estátuas colossais, os obeliscos e os templos imponentes que surpreenderam os visitantes gregos e romanos, tal como surpreendem ainda hoje os turistas modernos, as jóias finamente trabalhadas, os linhos finíssimos, as alfaias e os utensílios de todo gênero, atualmente dispersos em coleções por todo o mundo – em suma, toda a herança deixada pelo Egito à humanidade tem, na sua base, o suor do rosto do camponês.
CAMINOS, R. O camponês. In: O homem egípcio. Lisboa: Editora Presença. 1994. [adapt.]
A partir do texto e dos seus conhecimentos, analise as afirmativas.
I. As pirâmides mais conhecidas – formas que apresentam seu apótema definido pela altura relativa à base de um triângulo retângulo – foram construídas no Egito, onde predominava a religião monoteísta, na qual havia um só deus: o faraó.
II. As pirâmides – construídas no período do Antigo Egito, que se caracterizou também por grandes obras públicas, tais como construção de diques, reservatórios e canais de irrigação – são poliedros cuja base é uma região poligonal, e cujas faces laterais são regiões triangulares.
III. A sociedade do Egito Antigo tinha na agricultura a atividade econômica principal; contudo, neste período, a mão-de-obra camponesa também foi utilizada para a construção das “grandes pirâmides”, que apresentam base quadrangular e faces laterais, regiões triangulares isósceles e congruentes.
IV. No período do Egito Antigo, por ser o faraó tido como um deus, o estado era teocrático. As três grandes pirâmides – construções intimamente relacionadas com a crença religiosa dos antigos egípcios – apresentam base quadrangular, cujo apótema pode ser calculado pelo quadrado do lado da base.
Estão corretas as afirmativas