As pirâmides etárias demonstram o quanto os países sul-americanos são diferentes.
De acordo com aspectos da América do Sul, podemos afirmar, menos.
A
No que tange ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o Chile, a Argentina e o Brasil são os únicos países com IDH muito elevado.
B
A partir da década de 1950, a população sul-americana cresceu de forma acelerada, principalmente o Brasil, esse aumento se deve, entre outros fatores, à elevada natalidade que motivada pelo Estado no pós-guerra, pois os filhos iriam servir de mão de obra para as indústrias.
C
A partir da década de 1980, alguns países, inclusive o Brasil, tiveram suas pirâmides etárias com a base encolhida e o topo mais alargado. Assim, as crianças e os jovens deixaram de ser predominantes e a população passa a concentrar mais adultos e idosos.
D
A intensa urbanização fez com que as capitais de alguns países da América do Sul concentrassem a maior parte da população do país. Por exemplo, Montevidéu concentra cerca de 1/3 da população uruguaia.
E
Pensando em aumentar o desenvolvimento econômico, muitos países sul-americanos fizeram empréstimos para investir em infraestrutura, mas aumentaram suas respectivas dívidas externas.