Questão
Universidade do Estado do Pará - UEPA
2013
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
politicas-colonizaca45127f9d01
As políticas de colonização das potências ibéricas no Novo Mundo se constituíram sob a bandeira da cristianização e da exploração de recursos naturais. Os impactos mais expressivos da adoção do colonialismo ibérico no continente recém 
descoberto, a partir do século XVI, foram:  

A
o fortalecimento político das grandes civilizações pré-colombianas, que se integraram à expansão colonialista europeia de forma pacífica por conta dos avanços tecnológicos vindos de fora.  
 
B
a desagregação dos sistemas políticos nativos, quer em sociedades tribais, quer em civilizações com estado, acompanhada de formas variadas de exploração compulsória da mão de obra nativa.  
 
C
o estabelecimento de um estado de guerra perpétuo entre nativos e colonizadores, que promoveu permanente instabilidade nas fronteiras da expansão territorial colonialista.  
 
D
a crescente miscigenação entre as populações indígenas, que geraram novos agrupamentos étnico-sociais extensos aptos a integrar-se na nova ordem colonialista.  
 
E
a completa inserção da população nativa do Novo Mundo na cristandade, fator que reequilibrou a disputa entre católicos e protestantes no contexto da Contra-Reforma.