Questão
Simulado Medicina
2021
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
populaca-regia-Centro115317e154d
“A população da região Centro-Oeste totaliza 9.871.279 habitantes, com densidade demográfica de 6,12 habitantes por km². Representa 6,5% da população total do país e se concentra, em sua maioria, na zona urbana: 81,3%. A economia da região Centro-Oeste baseou-se inicialmente na exploração de garimpos de ouro e diamantes e foi, gradativamente, sendo substituída pela pecuária. A transferência da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília, em 1960, e a construção de ferrovias que facilitaram o acesso em direção ao oeste, aceleraram o povoamento região, contribuindo para o seu desenvolvimento”.

BRASIL: Informações Gerais sobre as diferentes regiões. Disponível em:<http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/mre000001.pdf>. Acesso em 17 de fev. de 2020.

No que tange à Geografia Humana do Centro-Oeste, podemos afirmar, exceto.
A
Nos séculos XVII e XVIII, o Centro-Oeste atraiu a população por causa dos metais e pedras preciosas, mas a falta de infraestrutura de transporte dificultava o escoamento desses recursos minerais.
B
A partir da década de 1940, o Governo Federal criou áreas de povoamento para desenvolver a economia local de Goiás (nessa época, a área do Tocantins pertencia ao Goiás, emancipando-se em 1988) e Mato Grosso (nessa época, a área do Mato Grosso do Sul pertencia ao Mato Grosso, emancipando-se em 1977). Porém, algumas dessas ocupações geraram conflitos por posse de terra com os indígenas.
C
A construção de Brasília atraiu milhares de brasileiros, especialmente os nordestinos, para trabalhar na construção da nova capital, esses trabalhadores ficaram conhecidos como “calangos”. Além disso, os servidores públicos que estavam no Rio de Janeiro tiveram que se deslocar para Brasília.
D
Após a construção de Brasília, durante o Governo Militar, iniciou-se a construção de rodovias, usinas hidrelétricas, eclusas, ferrovias e gasoduto para desenvolver a economia do Centro-Oeste e integrar o território nacional.
E
A partir da década de 1970, com a Revolução Verde, muitas pessoas do Sul e do Sudeste, especialmente gaúchos e paulistas, compraram terras no Centro-Oeste, por um preço muito baixo, para praticar o agronegócio, fazendo com que os outros setores da economia fossem desenvolvidos.