O potencial hidrogeniônico (pH) é uma referência utilizada por cientistas para determinar quanto determinada solução é básica, ácida ou neutra. Os valores de pH podem variar entre 0 e 14. Uma solução neutra possui pH de valor 7. Uma solução ácida possui pH de valor menor que 7 e uma básica (alcalina) maior que 7. O pH de uma solução é estabelecido de acordo com uma escala logarítmica, ou seja, uma solução de pH de valor 2 é 10 vezes mais ácida que uma solução de pH de valor 3 e 100 vezes mais ácida que uma solução de pH de valor 4. Para determinar o pH de uma solução aquosa, utiliza-se a lei de formação de uma função pH = -log [H+], em que [H+] corresponde à concentração média de íons de hidrogênio da solução (em mols/L). Uma pele saudável geralmente tem pH entre 4 e 6 (levemente ácida). Para favorecer a integridade cutânea, é recomendável que produtos cosméticos de aplicação no rosto respeitem essa variação de pH.
Considere, a seguir, a concentração de [H+] de alguns sabonetes líquidos, para o rosto, de diferentes marcas.
• Marca A: 2 × 10⁻⁵ mol/L
• Marca B: 3 × 10⁻⁶ mol/L
• Marca C: 1 × 10⁻⁹ mol/L
• Marca D: 4 × 10⁻¹⁰ mol/L
Dados: log 2 = 0,3 e log 3 = 0,5
Sobre essas informações, considere as afirmativas a seguir.
I. O sabonete líquido de marca A possui PH de valor 4,7 e, portanto, respeita a variação recomendada saudável para a pele do rosto.
II. O sabonete líquido de marca B possui PH de valor 5,5 e, portanto, respeita a variação recomendada saudável para a pele do rosto.
III. O sabonete líquido de marca C possui PH de valor 3,0 e, portanto, respeita a variação recomendada saudável para a pele do rosto.
IV. O sabonete líquido da marca D possui PH de valor 6,0 e, portanto, respeita a variação recomendada saudável para a pele do rosto.
Assinale a alternativa correta.