No preparo de uma salmoura, adiciona-se sal comum (NaCl) à água. Dependendo da quantidade de sal, pode formar-se corpo de chão. Aquecendo essa salmoura, pode ocorrer a dissolução do sal excedente, o que comprova a influência da temperatura na solubilidade dos sais.

Ao analisar o gráfico a seguir, é possível comparar a variação de solubilidade, em função da temperatura, dos sais NaCl, NaNO₃ e Ce₂(SO₄)₃.

FELTRE, Ricardo. Química. São Paulo: Moderna, 2000. [adapt.]
Considere, para efeitos de cálculo, a densidade da água igual a 1 g/ml .
De acordo com os textos e seus conhecimentos, analise as afirmativas.
I. A densidade de uma solução saturada de NaCl − em que a variação da solubilidade é representada por uma reta com coeficiente angular positivo – a 40ºC é 0,4 g/ml .
II. A variação de solubilidade do nitrato de sódio está representada por uma reta cuja equação é C.S. = 0,5 T + 70.
III. Ao acrescentar 5 x 10-2 mol de Ce₂(SO₄)₃ – em que a variação de solubilidade é representada pela reta C.S. = 0,5T + 30 – em 100g de H₂O a 20ºC, aproximadamente 42,2% da massa de sal adicionada formam corpo de chão.
IV. A diferença de solubilidade entre o sal não halogenado com cátion monovalente e o sal em que a variação de solubilidade é representada por uma reta que possui coeficiente angular negativo, à temperatura de 40ºC, é de 80 g/100 g H₂O.
Estão corretas