“A pressa é inimiga da digestão”
Ao primeiro toque do despertador você pula da cama, se arruma e sai de casa correndo. Desfrutar de um belo desjejum nem passa pela cabeça. No almoço a ansiedade acelera as garfadas e encurta o tempo de mastigação. À tarde não há aquela paradinha para um lanche. E à noite, graças ao cansaço e à fome, a vontade é de atacar depressa tudo o que estiver à mesa ou na geladeira. Os especialistas afirmam que esse cenário, em que não há espaço para refeições balancedas e tranquilas, está por trás do aumento das queixas de problemas digestivos e até da obesidade. O estilo de vida influi diretamente no processo de absorção dos nutrientes. E, quando ele acontece direito, não é só a barriga que sai mais leve. Até o coração pode ser beneficiado. Está provado, por exemplo, que a má digestão favorece problemas como o colesterol, entre outros. Por isso, vale a pena prestar mais atenção nas reações do seu corpo depois de uma boa refeição.
(Disponível em: http://saúde.abril.com.br/edicoes/0288/medicina/conteúdo_246751.shtml. Acesso em: 10 mai.2009.)
Sobre o sistema digestório, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. A ação das enzimas sobre os alimentos transforma moléculas complexas em moléculas menores capazes de serem absorvidas pelas células.
02. O bolo alimentar formado na boca, umedecido pela saliva, é deglutido e conduzido por movimentos peristálticos até o estômago.
04. O fígado participa do processo de digestão produzindo a bile, secreção esverdeada, temporariamente armazenada na vesícula biliar, que atua no intestino delgado na emulsificação das gorduras.
08. No estômago, o ácido clorídrico contribui para amolecer os alimentos e favorecer a ação da pepsina.
16. O pâncreas além de produzir as enzimas que compõem o suco pancreático, também produz hormônios como a insulina e o glucagon, que controlam o nível de glicose no sangue.
32. O intestino grosso é responsável pela absorção de nutrientes que ocorre devido às microvilosidades presentes em sua parede interna.