Questão
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas
2021
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
primeira-revoluca130ca451091
Se na primeira revolução industrial o algodão surgiu como protagonista por causa da indústria têxtil, a borracha assumiu um papel fundamental na indústria automotiva que surgia nas economias industrializadas. Pelo fato de a borracha ser um produto “extrativo” cujo estoque, árvores, se concentrava na bacia amazônica, o Brasil inicialmente usufruiu uma vantagem monopolística. O fato de o aumento da extração de borracha amazônica não acompanhar a demanda mundial crescente elevou os preços a patamares recordes. O problema dessa situação é que a riqueza gerada com tais preços engendraria a crise futura, com o surgimento de novos concorrentes.

(MIRANDA, Rubens Augusto. Breve História da Agropecuária Brasileira. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br. Acesso em: 06.mai.2021)

No último quarto do século XX, a distribuição geográfica da produção das indústrias têxteis, de vestuário e calçados mudou drasticamente, provocando
A
a modernização de setores tradicionais, como a tecelagem, que passaram a comandar uma onda globalizante na América Latina, a partir da última década do século XX.
B
a ampliação das diferenças de produção e produtividade entre a Europa e a América do Norte, áreas de expansão tecno- lógica, e o resto do mundo.
C
o surgimento de nichos tecnológicos, subsidiados por multinacionais alemãs e francesas, em áreas subdesenvolvidas da África e da Ásia, antigas colônias europeias.
D
a expansão econômica de áreas em desenvolvimento do Sul, fato que permitiu o ingresso de vários países, antes alijados, à Organização Mundial do Comércio.
E
o significativo aumento do emprego na Ásia e em outras regiões do mundo em desenvolvimento, promovendo também forte ampliação do setor informal.