Questão
Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
2010
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
primeiros-250-anos807ecdd4ce
Nos primeiros 250 anos da colonização europeia, a América ibérica teve alguma vantagem sobre a América inglesa. Nos 250 anos seguintes, período em que as colônias viraram países independentes e republicanos, o jogo inverteu se brutalmente. 

(PETRY, André. Em busca do tempo perdido. Veja. São Paulo: Abril, ed. 2130, ano 42, n. 37, 16 set. 2009, p. 140). 

As peculiaridades dos diferentes ritmos de desenvolvimento dos países americanos podem ser explicadas a partir de uma questão de ordem histórica, presente na alternativa
A
A presença da mão de obra escrava, indígena e africana, na América do Norte, ao contrário do que aconteceu em várias áreas da América Latina, onde foi adotado o trabalho livre e assalariado.
B
Os modelos “colônia de exploração” e “colônia de povoamento”, que predominaram, respectivamente, na formação da América Latina e da América do Norte.
C
A permissividade moral gerada pelo catolicismo conservador na América Latina, ao contrário do protestantismo liberal da América do Norte.
D
Os rigores do clima tropical na América Latina, prejudicando a produtividade colonial, em contraposição ao caráter ameno do clima da América do Norte.
E
A fragilidade dos laços coloniais na América Latina com suas metrópoles, em relação ao rigoroso controle da Inglaterra sobre suas colônias da América do Norte, desde o início da colonização.