Questão
Prova de Seleção - Medicina
2021
Fase Única
primeiros-casos-gripe141252c4cf2
Os primeiros casos de gripe espanhola no Brasil foram registrados por volta de meados de 1918, mesmo ano em que a enfermidade começou a se propagar pelo mundo. Por volta de setembro daquele ano, navios chegaram de outros países e pessoas infectadas pelo vírus causador dessa gripe desceram em diferentes regiões do Brasil. A doença logo se espalhou. O governo brasileiro chegou a negar a gravidade da enfermidade. Porém, poucos dias depois, nas últimas semanas de setembro de 1918, decidiu adotar medidas preventivas, como a recomendação de que as pessoas ficassem em suas casas. Dados da época apontam que o Rio de Janeiro contabilizou cerca de 15 mil óbitos entre setembro e novembro de 1918.

Disponível em: < https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2021/06/01/copa-america-ha-mais-de-100-anos-brasil-desistiu-de-sediar-evento-por-causa-de-pandemia-da-gripe-espanhola.ghtml>. Acesso em: 17 jun. 2021.

A respeito da pandemia de gripe espanhola, assinale a alternativa correta.
A
A doença espalhou-se, principalmente, por meio dos combatentes enviados para as trincheiras na Primeira Guerra Mundial e seu nome se deve à mais provável origem do vírus transmissor.
B
Como os primeiros casos foram noticiados em meio à Guerra Civil Espanhola, da qual participaram voluntários de todo o mundo, a imprensa passou a denominar a doença dessa maneira.
C
O adjetivo “espanhola” se deve à ampla veiculação de informações sobre a doença pela mídia da Espanha, que não sofre censura diante da neutralidade do país na Grande Guerra.
D
A doença alcançou o Brasil em razão da participação efetiva de milhares de combatentes do país na Primeira Guerra Mundial, contribuindo para seu espraiamento em todo o território.
E
Apesar do rápido alastramento da doença no Brasil, a gripe espanhola foi erradicada do país graças à existência de um sistema de saúde de alcance nacional, coordenado pelo Ministério da Saúde.