Uma das principais características do processo histórico de formação da cultura brasileira é a miscigenação. O Brasil foi formado demograficamente pelas relações entre portugueses, africanos, indígenas, espanhóis, judeus, holandeses, alemães, italianos, japoneses, sírio-libaneses, dentre outros. Um grupo diverso que criou uma sociedade nova, heterogênea e culturalmente diversificada.
Sobre este processo histórico e seus resultados, pode-se afirmar que
I. - esta diversidade demográfica levou a uma diversidade religiosa, com predomínio do cristianismo. Durante muito tempo, as religiões afro-brasileiras foram desrespeitadas.
II. - os colonizadores europeus respeitaram as culturas indígenas na sua totalidade, estabelecendo um contato amigável.
III. - as economias colonial e imperial, baseadas no trabalho escravo, levaram ao surgimento do preconceito e de diversas formas de racismo que, de certo modo, permanecem até hoje.
IV. - os japoneses destacam-se na formação cultural brasileira, tendo chegado a partir de 1908, com presença especialmente em São Paulo e na Região Norte.
V. - o uso da língua portuguesa, um dos princípios da unidade nacional, foi dominante desde o começo do Período Colonial em todo o território brasileiro.
É correto o que se afirma apenas em