Questão
Universidade Federal de Roraima - UFRR
2023
Fase Única
principio-Doutrina119dcb4d31a
“Se o princípio da Doutrina Monroe, enquanto for política desse governo (TR), cobre toda a América do Sul, incluindo a Patagônia e a Argentina, não é da alçada desse Conselho Geral, mas apenas o fato de que os princípios de estratégia e os defeitos de nossa posição geográfica torna impraticável manter de forma bem sucedida controle naval pelas forças armadas além da Amazônia, a não ser que as condições atuais mudem radicalmente”.

(LANGLEY, Lester D. The Banana Wars: United States Intervention in the Caribbean, 1898-1934. Lexington, Ky., University Press of Kentucky, 1985, p. 20 apud TEIXEIRA. Carlos Gustavo Poggio. Uma política para o continente – reinterpretando a Doutrina Monroe. Rev. Bras. Polít. Int. 57 (2): 115-132 2014, adaptado.)

Com base no texto e em seus conhecimentos, assinale a alternativa CORRETA sobre a Doutrina Monroe.
A
“A América para os Americanos” – evidencia que o objetivo da doutrina era inserir a população dos países da América do Sul dentro da dimensão de cidadania dos Estados Unidos para reorganizar o ideal bolivariano de União de todos os países do continente. 
B
“A América para os Americanos” – tornou-se a oração simbólica da Doutrina Monroe, já que o presidente americano a expressou durante o evento que consolidou a Organização dos Estados Americanos (OEA), como a principal organização internacional das Américas.
C
“A América para os Americanos” – ficou conhecida por reforçar o caráter multiétnico do projeto político de Monroe, em que ele desejava levar para os demais países da América a Democracia dos Estados Unidos, na qual brancos, indígenas e negros possuíam os mesmos direitos. 
D
“A América para os Americanos” – tornou-se a frase que consolidou a percepção de que a referida política, Doutrina Monroe, tinha como alvo a totalidade do continente americano, apesar de nunca ter sido dita pelo presidente Monroe. 
E
“A América para os Americanos” – tornou-se a frase que explicitou os interesses da Doutrina Monroe, pois ela reforçava o total rechaço da presença europeia nas Américas, fator que foi determinante para a decisão do presidente Monroe de enviar tropas dos Estados Unidos para participar da independência do Haiti.