Questão
Simulado USP - FUVEST
2023
1ª Fase
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
principio-sinais100bf5496c7
No princípio, os sinais cuneiformes eram pictográficos, ou seja, desenhavam aproximadamente aquilo que queriam significar: o desenho de uma mão significava a palavra “mão”; um galho de cereal significava “cereal” ou “grão de cereal”. Após, os desenhos passaram a expressar ideias mais abrangentes: a mão poderia significar “força” ou o verbo “proteger”. Esse segundo estágio chama-se ideográfico. [...] Mais tarde, os sinais ganhavam valores fonéticos (passaram a expressar sons, geralmente sílabas: ab, ba, bab) [...]. 

RIDE, Marcelo. A Mesopotâmia. São Paulo: Atual, 1997, p. 32. (Que história é esta?). Adaptado. 

A escrita cuneiforme, criada pelos sumérios na Antiguidade, era inicialmente utilizada para
A
correspondências de cunho pessoal, geralmente trocadas entre amigos íntimos, casais ou familiares, até que seu aperfeiçoamento levou ao emprego da escrita em registros administrativos. 
B
registrar leis e decretos que regiam a sociedade e as relações humanas de um povo, como por exemplo, o Código de Hamurabi, primeiro código leis escrito da história. 
C
atividades administrativas, como registro da produção agrícola e do pagamento de impostos, e, mais tarde, passou a ser usada para decretos reais, códigos de leis, hinos, poesias, cartas, etc. 
D
atividades lúdicas, como a poesia, a prosa e a composição de músicas destinadas ao entretenimento das elites sumérias, mas com o tempo se popularizou com a universalização da educação. 
E
funções de caráter religioso e ritual, nas quais as escrituras detinham poderes mágicos para invocar ou exorcizar entidades espirituais e celestiais do mundo dos homens.