Questão
Associação Catarinense das Fundações Educacionais - ACAFE
2013
Fase Única
Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
2013
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
processo-conquista95a2b4b005
“O processo de conquista do território que hoje corresponde ao sul do Brasil foi profundamente marcado por um complexo de combinações em que as condições naturais desempenharam um papel fundamental”.

Fonte: PEREIRA, Raquel M.F. do A. Santa Catarina no contexto da formação sócio-espacial do Brasil Meridional: do período colonial ao início do século XX, in: MAMIGONIAN, Armen (org). Santa Catarina: estudos de geografia econômica e social. Florianópolis: GCN/CFH/UFSC, 2011.

Sobre o exposto no texto e com os conhecimentos sobre Santa Catarina é correto afirmar, exceto:
A
As serras do Mar e Geral, dois grandes dispersores de água em Santa Catarina, por muito tempo dificultaram sobremaneira a ligação entre o Litoral e Encosta, e o Planalto. 
B
As disputas fronteiriças entre o Paraná e Santa Catarina – a região do Contestado - ocorreram numa área com recursos naturais grandemente valorizados: a terra, os ervais e as madeiras. 
C
Os primeiros núcleos de povoamento no planalto Meridional ocorreram nas manchas de campo definidoras do caminho das tropas desde os campos de Piratininga, passando pelos de Curitiba, Lages e chegando até Viamão. 
D
A atual hierarquia urbana de Santa Catarina não sofre mais a polarização exercida por Porto Alegre e Curitiba, e tem na cidade de Florianópolis o pólo irradiador de influências sobre o estado, que já era sensível desde o início do século XX, quando as construções das BRs 101 e 116 passaram a integrar o território catarinense.