O processo de independência do Brasil teve raízes na chegada da Corte Portuguesa ao país, em 1808. A partir daí, a quebra do pacto colonial resultou em significativas transformações econômicas que foram exigindo, também, um novo estatuto político. Esse processo de mudanças culminou com a separação política, quando em 1822 o príncipe regente D. Pedro proclamou a Independência do Brasil em relação a Portugal. Sobre o contexto imediatamente após o 7 de setembro de 1822, assinale a alternativa correta.
Questão
Universidade de Passo Fundo - UPF
2013
Fase Única
processo-independencia79290fd409
A
O modelo político implantado e que era desejado pelas classes conservadoras foi a monarquia absolutista, com todos os poderes concentrados nas mãos de D. Pedro I.
B
O governo implantado e conduzido por D. Pedro I atendia unicamente os interesses dos latifundiários, por isso os comerciantes portugueses que estavam no Brasil se organizaram numa oposição ferrenha, que resultou na abdicação do Imperador em 1831.
C
A forma de governo desejável, segundo os conservadores, era a monarquia constitucional, com representação limitada, como garantia da ordem e da estabilidade social.
D
Este contexto foi conduzido pela aristocracia industrial, não havendo a participação popular, nem nas chamadas guerras de independência, na Bahia, Piauí, Maranhão, Pará e Cisplatina.
E
Implantou-se um modelo econômico autônomo, que embora estivesse baseado na escravidão, voltou-se para atender as demandas do mercado interno.