Os processos de independência política na América Latina ocorreram entre 1808 e 1825. Sobre esse período, podemos afirmar:
I. Os primeiros processos de independência na América Espanhola tiveram como ponto de partida a criação de Juntas Governativas principalmente no Vice-reino do Rio da Prata e Nova Granada.
II. A seqüência de independências no período pôs fim ao longo processo de dominação espanhola no continente e no Caribe, levando à constituição predominante de governos republicanos.
III. O período foi marcado por uma profunda mudança na geopolítica mundial, tais como a guerra napoleônica e seus desdobramentos no Congresso de Viena em 1815, além das independências americanas.
IV. A constituição de Cádiz de 1812 marca o início do princípio constitucional nas monarquias ibéricas e influencia profundamente os textos constitucionais das nascentes repúblicas latino-americanas.
V. Apesar da predominância dos governos republicanos nas independências da América espanhola, o México permanece monárquico desde a proclamação de independência de Agustín Iturbide até a Revolução Mexicana.
Estão corretas as afirmativas: