Questão
Simulado ENEM
2020
Fase Única
produca-social-que11780b93a98
Na produção social que os homens realizam, eles entram em determinadas relações indispensáveis e independentes de sua vontade; tais relações de produção correspondem a um estágio definido de desenvolvimento das suas forças materiais de produção. A totalidade dessas relações constitui a estrutura econômica da sociedade – fundamento real, sobre o qual se erguem as superestruturas política e jurídica, e ao qual correspondem determinadas formas de consciência social.

MARX, K. Prefácio à Crítica da economia política. In. MARX, K. ENGELS F. Textos 3. São Paulo. Edições Sociais, 1977 (adaptado).

Nesta passagem, Marx enfatiza que o trabalho se constitui como um fundamento real da produção material da vida. Para tanto, ele lança mão do método do materialismo histórico dialético, que apregoa
A
a matéria como origem do universo e da sociedade, e que ela muda historicamente transformando o homem e a natureza, razão pela qual foi se justifica a junção das palavras materialismo e história.
B
a análise do processo real e concreto, enfatizando o modo de produção e reprodução dos bens materiais necessários para a sobrevivência humana e que passa a ser determinada pela luta de classes em determinadas sociedades.
C
o processo histórico determinado exclusivamente pelos interesses econômicos e materiais, motivo pelo qual Marx atribuiu o nome “materialismo” à sua concepção em oposição ao “idealismo”.
D
que a única ideologia válida é o materialismo originado com o iluminismo e aperfeiçoado por Augusto Comte, sendo a divergência de Marx com esses antecessores apenas política, já que ele propunha uma concepção revolucionária diferentemente daqueles pensadores.
E
que a história não é feita pelo passado, e sim pelas circunstâncias das escolhas proporcionadas pelo mundo do trabalho.