(proposta de redação)

Textos motivadores
Texto 1
A presença da mulher foi, muitas vezes, ignorada no decorrer do tempo em várias sociedades do mundo. Na Antiguidade, no Oriente e no Ocidente, a mulher era solicitada praticamente para funções subservientes. A própria maternidade era desconsiderada quando se dava luz a uma menina. Como sociedade machista, o pai esperava a festejada chegada de um varão.
(...)
A conquista incipiente de espaço, em seu direito natural de ser humano, só foi alcançada pela mulher no século XX, após lutas e conflitos acerbos.
Foi uma longa jornada, que até hoje deixam manifestos os preconceitos decorrentes da ignorância e da coerção da personalidade masculina sobre a feminina. A igualdade e, notadamente, a equidade entre os gêneros estão distantes de se tornarem realidade. Hoje, mulheres tão ou mais competentes que homens são menos valorizadas no mercado de trabalho, com salários mais baixos, desempenhando atribuições iguais ou similares.
O direito de votar e de ser votada, logrado nos primórdios do século passado, confere à mulher a condição de cidadã, influente e compromissada com as propostas e realizações para 5 a construção da lídima civilização, na qual os direitos serão respeitados e os preconceitos superados. Apesar de algumas conquistas, ainda existem desafios e dificuldades a serem superados, sobretudo quanto à igualdade substancial – tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de sua desigualdade –, como compromissos de toda sociedade que pretenda ser justa e civilizada.
https://www.tse.jus.br/hotsites/catalogo-publicacoes/pdf/representacao-feminina-final.pdf
Texto 2
(...)
Mas por que toda a sociedade, incluindo os homens, também deveria querer mais mulheres na política?
A resposta é simples: para além da justiça representativa, os dados mostram que, na média, as mulheres eleitas trabalham mais e são mais eficientes do que os homens. É o que mostra o levantamento coordenado pelo Instituto Vamos Juntas, movimento suprapartidário do qual fazemos parte e que trabalha por mais mulheres na política. O estudo analisou a atuação parlamentar entre os anos de 2015 e 2020 e mostrou que, apesar das mulheres ocuparem apenas 15% das cadeiras do Congresso, proporcionalmente, elas produzem e aprovam mais projetos de lei do que os homens.
https://brasil.elpais.com/brasil/2021-03-08/politica-e-sim-coisa-de-mulher-e-temos-provas.html
Texto 3
89% das mulheres não se sentem representadas por homens na política, revela estudo
Segundo a pesquisa divulgada nesta quinta-feira (25) Políticas de Saia, feita pelo Instituto Justiça de Saia em parceria com a organização Justiceiras, as mulheres brasileiras gostam e estão dispostas a participar de forma mais ativa na política, seja em suas comunidades ou a nível nacional. Entretanto, a violência, falta de apoio partidário e de informações foram apontadas como empecilhos a este movimento
(...)
O estudo mostra que 89% das mulheres não se sentem representadas por homens na política e, para 95,4%, a participação feminina na tomada de decisões públicas não é suficiente; 96,7% afirma que um maior número poderia ter impacto positivo na criação de políticas públicas em prol das mulheres
https://revistamarieclaire.globo.com/Feminismo/noticia/2021/11/89-das-mulheres-nao-se-sentem-representadas-por-homens-na-politica-revela-estudo.html
Texto 4

https://piaui.folha.uol.com.br/mulheres-ocupam-apenas-15-das-vagas-do-congresso-brasileiro/
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “O envolvimento da mulher em questões políticas e sua sub-representação no Congresso Nacional", apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.