O quadro A Gare, de Tarsila do Amaral (1886-1973), retrata o contexto das grandes transformações que se processavam na sociedade brasileira, marcadas pela
A
urbanização ocorrida na Primeira República, fruto da migração em massa da zona rural para os grandes centros urbanos, provocando a escassez de mão de obra e a crise da economia cafeeira.
B
industrialização ocorrida durante a década de 30, do século passado, a partir da política estatal desenvolvida pelo presidente Getúlio Vargas, que buscou, através das ações governamentais, desenvolver a indústria de base no país.
C
imigração estrangeira, principalmente a europeia, fugindo da Segunda Guerra Mundial, que se constituíram nos primeiros operários dos setores de infraestrutura, controlados pelo capital estrangeiro, no governo JK.
D
descentralização industrial promovida pelas reformas de base implementadas pelo governo João Goulart, que visou, com a reforma agrária e urbana, fixar o nordestino na sua região de origem, evitando o desequilíbrio econômico regional.
E
ampliação da oferta de empregos, a partir do crescimento econômico promovido pelo “milagre econômico” do regime militar, que aumentou o poder aquisitivo da classe trabalhadora.