O que é o Orientalismo
Como movimento e campo de estudo, o Orientalismo foi uma temática artística e cultural dos séculos XVIII ao XX na Europa. Mas após ganhar particularidades institucionais, o seu marco histórico começa em 1810 e termina em 1890.
O Oriente começou a fascinar europeus pelo Império Otomano, hoje equivalente à Turquia. O império abrangia parte do Oriente Médio, do sudeste da Europa e do norte da África. As embaixadas ocidentais começaram a enviar pintores oficiais para registrar paisagens, culturas e encontros. Esse hábito foi além das fronteiras otomanas e se espalhou mar adentro para abranger a África do Norte, o Egito e o Levante.
Embora existam exemplos de antes do século XIX, o Orientalismo se refere à forma ocidental (especialmente de ingleses e franceses) de reproduzir cenas, cenários e motivos do Oriente, principalmente pintura, arquitetura e outras manifestações de arte naquela época.
Alguns artistas até tinham a intenção de representar o Oriente de forma realista, mas a maioria dos europeus gostava de incrementar as suas obras com o suposto ar “exótico” vindo do outro lado do mundo. Essa inclusão de culturas e hábitos era feita de maneira genérica, sem respeitar a individualidade de cada país. Assim, o Orientalismo abarcou uma variedade de assuntos e gêneros — de ambientes domésticos a epopeias históricas e bíblicas.
(Disponível em <https://archtrends.com/blog/orientalismo/> Acesso em 21 jul. 2021)
De acordo com o texto, parte da prática artística do Orientalismo envolve um