Questão
Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais - FCM-MG
2019
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
questa-refere-as604403d6a5
A questão refere-se às narrativas de João Guimarães Rosa, “Meu tio o Iauaretê” e “Bicho Mau”, in Estas estórias.

Como o escritor João Guimarães Rosa era também um médico, assim, na narrativa de “Bicho Mau”, a evolução do quadro clínico no acidente crotálico é descrita com precisão médica, tendo como contraponto a ignorância supersticiosa dos sertanejos.

Essa situação está CORRETAMENTE comprovada em:
A
“Solta, só, Virgínia ofegava, parecia vencida por fadiga imensa, não chorava mais. Veio para a varanda, debruçou-se no parapeito. [...] Era uma mulher com os cabelos desfeitos, o corpo disforme, as pernas inchadas, os inflamados olhos vermelhos [...]”
B
“A resposta saíra a custo, com grande esforço, de lábios e língua. Seu Quinquim mal podia movimentar a cabeça. [...] – Não estou enxergando. Ai, meu Deus, será que eu já estou ficando cego para morrer?...Virgínia...”
C
“ – Nos braços, na barriga da perna, no corpo quase todo... A nuca está dura, estou ficando todo duro, o corpo todo dormente... este lado de cá está esquecido. E a goela está começando a doer também... Acende a luz, Pai!”
D
“E cá embaixo, estirado no catre, prostrado, com suor copioso no peito e tremor por todo o corpo, seo Quinquim gemia, fazendo força para não invocar, nem em pensamento, a lembrança e o nome da mulher”.