O quilate é uma medida de pureza de um metal, normalmente utilizado para se referir a peças confeccionadas em ouro. O ouro 24 quilates é considerado ouro puro, sendo usado na confecção de barras de ouro, mas não é indicado para a composição de joias, por apresentar menor dureza. Para isso, utiliza-se o ouro 18 quilates, que contém 18 partes de ouro e 6 partes de outros metais, formando uma liga de maior dureza.

A transformação de ouro 18 quilates em 24 quilates envolve um processo de purificação para que sejam removidos os contaminantes, que normalmente são prata e cobre. Esse processo é realizado pela fundição da liga metálica seguido de borbulhamento de gás cloro. O ouro permanece inerte ao cloro, mas são formados cloretos com as impurezas.
O gráfico abaixo representa a diminuição da quantidade dos contaminantes em relação ao tempo de borbulhamento de cloro de uma amostra fundida de ouro 18 quilates. A fração de impureza é composta por 80% de prata e 20% de cobre.

Considerando o refino de 1 kg de ouro 18 quilates, a massa de cobre metálico remanescente na liga fundida após decorridos dois tempos de meia vida da prata na reação: