Questão
Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP
2016
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
rapida-discreta-perda7847a40668
Uma rápida e discreta perda da tropicalidade, sobretudo no que diz respeito às temperaturas médias, é a principal característica física do Brasil Meridional. Trata-se de uma condicionante climática que tornou possível a ampla e contínua instalação de um domínio de natureza extratropical, constituído por araucárias emergentes acima do dossel de matinhas subtropicais.

AB'SABER, A. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003, p. 101.

Sobre o domínio dos Planaltos das Araucárias, assinale a opção correta.
A
As Araucárias constituem uma região de antiga ocupação, voltada ao pastoreio extensivo. Sofreu intensa degradação da vegetação e dos solos lateríticos nas áreas de “brejos secos” de costas e de cimeiras onduladas próximas às cidades, como a capital, Curitiba.
B
O Paraná é o estado brasileiro com menor presença de Araucárias e corresponde à área de maior variação topográfica e geológica do sul do Brasil. Apresenta, ao sul, altiplanos areníticos que se estendem para o leste. Já ao norte, caracteriza-se por menores altitudes.
C
O termo “araucária brava” é muito utilizado popularmente no Rio Grande do Sul para designar as áreas mais secas localizadas a oeste do estado. Já as “grandes araucárias” dizem respeito às sub-regiões mais úmidas e frias presentes na região central riograndense.
D
O domínio das Araucárias, recoberto por vegetação arbustiva e penetrados por florestas-galeria, de diferentes composições, constitui-se em um espaço ecológico e físico de primeira grandeza, possuindo 1,9 milhão de quilômetros quadrados de extensão.
E
As matas de araucária são a formação menos tropical do Brasil e caracterizam-se por serem bastante homogêneas. Apresentam-se em solos férteis, em climas com temperaturas de moderadas a baixas no inverno. Mas, mesmo diante disso, são matas de climas úmidos sem estação seca.