A reação de saponificação não podia ter outro nome, uma vez que ficou conhecida em razão de sua enorme utilização na indústria, na produção de sabonetes, sabões e detergentes. Para que essa reação aconteça, é preciso haver um éster


misturado com uma base forte na presença de água e aquecimento. O produto final é um sal orgânico e álcool. Observe a equação abaixo:
O processo de saponificação citado acima trata-se de uma reação muito presente no cotidiano. Sobre a reação ilustrada e as espécies químicas presentes, julgue os itens a seguir.
I. Os ésteres presentes nos óleos são geralmente mais estáveis que os hidrocarbonetos, devido a maior afinidade do carbono com o oxigênio, o que os fazem ter um ponto de ebulição relativamente elevado em comparação com os hidrocarbonetos.
II. Os ácidos graxos são componentes orgânicos, pois possuem carbono e hidrogênio em sua formação, enquanto o hidróxido de sódio é um composto inorgânico.
III. Na molécula de ácido graxo há uma ligação dupla do carbono com oxigênio, nesse caso o carbono não tem hibridização sp², pois esse mesmo carbono está fazendo apenas ligação simples com o radical orgânico.
IV. A reação ilustrada também pode ser considerada uma reação de neutralização, pois um ácido e uma base estão reagindo, formando um sal, no caso o sabão.
V. O hidróxido de sódio é uma base forte, isso se deve ao fato da força de ligação ser relativamente alta entre a hidroxila e o sódio, sendo assim tem maior capacidade de ionizar.
Com base nas alternativas, marque abaixou quais estão certas.