Questão
Universidade de Taubaté - UNITAU
2017
2ª Fase
reacoes-quimicas-corpo276ed00c357
Discursiva
As reações químicas no corpo humano são muito sensíveis ao pH. O pH normal do sangue varia numa faixa estreita de 7,35 a 7,45. O pH menor do que 7,35 leva à acidose, e o pH maior do que 7,45 leva à alcalose. Os pHs menores do que 6,9 e maiores do que 7,9 são incompatíveis com a vida. O controle de pH sanguíneo é mantido pela ação dos tampões. O principal sistema tampão é o ácido carbônico/bicarbonato, que é responsável por 55% do efeito tamponante. O bicarbonato é formado a partir do dióxido de carbono liberado para circulação durante a respiração celular. O CO₂ reage com água, formando o ácido carbônico, um ácido fraco que, em seguida, é dissociado em íon hidrogênio e em bicarbonato. A equação do tampão é 



Os pulmões e os rins interagem com esse tampão. Quando há mudança no pH sanguíneo, os pulmões respondem dentro de alguns minutos, alterando a respiração e controlando os níveis de CO₂. Os rins respondem mais lentamente, dentro de um ou dois dias, controlando os níveis de H⁺ e HCO₃⁻ na urina.   

Considerando as informações apresentadas e os seus conhecimentos sobre ácidos e bases e equilíbrio químico, e ignorando a tentativa do corpo de corrigir o pH sanguíneo usando outros sistemas tampão, faça o que se pede.

a) Explique o que acontece com o equilíbrio químico do sistema tampão bicarbonato quando um indivíduo sofre uma doença obstrutiva pulmonar, a qual reduz a capacidade respiratória

b) Explique o que acontece com o equilíbrio químico do sistema tampão bicarbonato quando um indivíduo se encontra no estado de euforia e de hiperventilação (respiração profunda e rápida).