O reator de água leve modificado (LWR-MOX) é um tipo de reator de água pressurizada modificado. No LWR-MOX, parte do urânio-235 no combustível é substituído por um óxido de plutônio (PuO₂), criando um combustível misto conhecido como MOX (Mixed Oxide Fuel). Esse combustível MOX contém uma mistura de urânio e plutônio em forma de óxidos.
O objetivo de utilizar o plutônio em reatores como o LWR-MOX é aproveitar o plutônio produzido como subproduto do processo de fissão nuclear. O plutônio pode ser obtido a partir do reprocessamento de combustível nuclear irradiado, onde o plutônio é extraído do combustível usado para reprocessamento e pode ser usado novamente como combustível em reatores.
No entanto, é importante observar que o uso de plutônio em reatores levanta questões de segurança e não proliferativas, devido ao potencial uso indevido desse material em armas nucleares. Portanto, o uso de combustível MOX e reatores que empregam plutônio é regulado e monitorado de perto por agências internacionais e nacionais para garantir a segurança e a salvaguarda adequada do material nuclear.
Com base nessas informações, é correto afirmar:
(Dados: ₉₄Pu e ₉₂U)