Questão
Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
2011
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
rebeldes-latino96db9fe81d
“Os rebeldes latino-americanos na década de 1950 inevitavelmente se viram não só recorrendo à retórica de seus libertadores históricos, de Bolívar ao José Martí da própria Cuba, mas à tradição antiimperialista e social-revolucionária da esquerda pós-1917. Eram a favor da “reforma agrária”, o que quer que quisesse dizer isso, e, pelo menos implicitamente, contra os norte-americanos, sobretudo na pobre América Central, tão longe de Deus, tão perto dos EUA, na expressão do velho homem forte mexicano Porfírio Díaz.”

HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos. Trad. Marcos Santarrita.

Sobre os movimentos revolucionários latino-americanos dos anos 1950, assinale a alternativa correta.
A
Os movimentos guatemalteca, boliviano e cubano, com o apoio da URSS e da população, obtiveram vitórias consideráveis, mas não conseguiram estabelecer regimes comunistas permanentes.
B
Os EUA, através da CIA, protagonista da Guerra Fria, intervieram militarmente nos movimentos guatemalteca, boliviano e cubano sem sucesso, tendo de assistir à emergência de governos comunistas consistentes capitaneados por Cuba.
C
Os movimentos guatemalteca, boliviano e cubano se desenvolveram rapidamente, ainda que com resultados diferentes, por conta da ajuda militar soviética e da ausência de intervenção estadunidense no cenário latino-americano, durante a Guerra da Coreia.
D
A revolução cubana de 1959 foi o único movimento revolucionário realmente vencedor dos anos 1950, na medida em que os movimentos guatemalteco e boliviano foram reprimidos ainda em seu início pelos militares locais e pelas tropas estadunidenses.
E
Os vitoriosos movimentos revolucionários boliviano e cubano destacam-se no cenário latino-americano dos anos 1950 pela expressividade da participação popular e pela reforma social que estabeleceram, ainda que os rumos desses movimentos tenham sido diferentes.