Em uma recente coluna jornalística que discutia os benefícios do exercício físico, a pesquisadora e professora Cristina Bonorino definiu certas abordagens metodológicas muito utilizadas em pesquisas genéticas e de biologia molecular: “As ‘ômicas’ (genômica, transcriptômica, proteômica) são maneiras altamente tecnológicas de estudar um problema: se faz uma varredura de tudo o que está sendo roduzido e se analisa isso com o uso de inteligência artificial. Usamos muito hoje essa abordagem, gerando quantidades de dados gigantescas”.
Disponível em: <https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/cristina-bonorino/noticia/2022/07/a-ciencia-explica-fazer-exercicio-inibe-a-fome-cl52gcgm2001t019inuy17y9f.html>. Acesso em: 23 set. 2022.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre conceitos básicos da biologia molecular.
( ) A transcrição de um gene, em organismos eucariotos, envolve a geração de um transcrito primário heterogêneo no núcleo, que deverá ser processado e transportado para o citoplasma da célula.
( ) As proteínas são moléculas poliméricas, cujas unidades monoméricas consistem de aminoácidos.
( ) O código genético é dito redundante (ou degenerado), pois independentemente do organismo avaliado, um determinado códon (combinação de três nucleotídeos) corresponde sempre ao mesmo aminoácido.
( ) O genoma é o conjunto das informações hereditárias de um organismo, contidas nas regiões gênicas e intergênicas dos cromossomos, mitocôndrias e plastídeos.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é